Direito Penal

FÁBRICA DE COMBUSTÍVEL ILEGAL QUE ABASTECIA POSTOS NA ZONA NORTE DE SP É DESCOBERTA PELA POLÍCIA EM GUARULHOS

A fábrica ilegal de combustíveis descoberta pela polícia em Guarulhos, na Grande São Paulo, tinha capacidade para produzir até 500 mil litros de gasolina por dia, uma quadrilha que distribuía o produto foi presa na terça-feira (27).

No galpão onde funcionava a produtora e distribuidora clandestina de combustíveis, localizado na Rua Mirangaba, foram encontrados 300 mil litros de gasolina adulterada e corantes que serviam para dar cor ao produto falso.

Um teste de qualidade constatou que a mistura tinha 20% de gasolina, que abastecia um posto da Casa Verde, na Zona Norte da capital paulista. O posto foi lacrado e o proprietário está sendo investigado.

A polícia prendeu seis pessoas por envolvimento no esquema e os investigadores buscam outros empresários que compravam a gasolina da distribuidora clandestina.

“Ninguém monta uma estrutura capaz de produzir 500 mil litros de combustíveis para abastecer um único posto”, afirma Maurício Guimarães Soares, diretor do Departamento de Polícia de Proteção a Cidadania.

Os presos não tinham passagem pela polícia e vão responder por adulteração e associação criminosa.

Blitz

Na manhã desta quarta, seis postos da capital paulista, sendo quatro da Zona Leste e dois da Zona Norte, eram fiscalizados para verificar a existência de irregularidades.

Até as 8h, um posto teve duas bombas interditadas pelos fiscais por conter fios podres e soltar menos combustível do que os indicadores exibiam.

A operação era realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), pelo Procon e pela Secretaria da Justiça.

Os fiscais realizavam testes volumétricos, para verificar se os motoristas realmente recebiam a quantidade de combustível que compravam, e testes de qualidade. As lojas de conveniência também eram alvo da operação, que verificava a validade dos produtos.

Os postos escolhidos já eram investigados e apresentavam denúncias recorrentes.

Leave A Comment