A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (27/8) a Operação Adsumus, com objetivo de reprimir o tráfico de drogas sintéticas na cidade de João Pessoa. Cerca de 20 policiais federais estão dando cumprimento a três mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, bem como três mandados de prisão na cidade de João Pessoa/PB. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara de Entorpecentes de João Pessoa/PB.
Investigação
A operação teve origem a partir de elementos de prova colhidos durante a instrução de inquérito policial relacionado à prisão em flagrante de um indivíduo, no momento em que recebia encomenda postal contendo aproximadamente mil comprimidos de ecstasy.
O trabalhado investigativo realizado permitiu descortinar uma rede criminosa responsável por introduzir na cidade de João Pessoa, de forma reiterada, encomendas postais contendo drogas sintéticas, sendo revelados o real proprietário do entorpecente, traficantes que intermediaram a negociação interestadual da droga e o responsável pela distribuição da droga em festas de música eletrônica na Paraíba e em estados vizinhos.
Tráfico e a lei
Os investigados responderão pelo crime de tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico, cuja pena poderá chegar a 41 anos de reclusão.
Nos últimos anos o crime de tráfico, ganhou a favor dos acusados consideráveis contornos jurisprudenciais na lei, podendo o réu responder ao processo em liberdade, inclusive com aplicação de penas restritivas de direitos, em Regime inicial aberto.
O nome da operação é o termo do latim, ADSUMUS, que significa estamos presentes, fazendo alusão ao estado de prontidão da equipe da Polícia Federal, com escopo de reprimir o tráfico de drogas em todas as camadas sociais.